quinta-feira, 25 de junho de 2009

Matriz Curricular - 9º Ano

CONTÉUDOS
§ Conjuntos numéricos
§ Equações e funções

EIXO TEMÁTICO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
§ Reconhecer que a união dos números Racionais e Irracionais constitui o conjunto dos números Reais
§ Identificar cada número real com um ponto da reta e vice-versa
§ Reconhecer a importância das operações que envolvem números reais, inclusive potenciação e radiciação, para a resolução de problemas dos mais variados contextos sociais e culturais
§ Utilizar as propriedades das operações com números reais como facilitadoras na resolução de determinadas situações problemas
§ Criar e resolver situações problemas que envolvam números Reais, com base no contexto social local e juvenil, ampliando e consolidando, assim, os significados da adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação
§ Identificar e aplicar os conceitos matemáticos em situações do dia a dia e em outras áreas do conhecimento
§ Ler/interpretar, propor e resolver situações problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais por meio de estratégias variadas, incluindo a utilização de equações, sistemas de equações e inequações
§ Interpretar, propor e resolver situações problemas que envolvam porcentagens, juros simples ou compostos em contextos do comércio, como compra, venda e empréstimo
§ Representar em um sistema de coordenadas cartesianas a variação de grandezas (gráficos de funções), analisando e caracterizando o comportamento dessa variação
§ Ler/interpretar, resolver, analisar e verificar a validade das soluções em situações problemas que envolvem equações, inequações e sistema de equações de primeiro e de segundo graus
§ Compreender o conceito de função, e em particular de funções polinomiais de primeiro e de segundo graus
§ Construir e interpretar gráficos de funções, determinando seus domínios e imagens
§ Utilizar as funções para descrever e representar diversas situações problemas ocorridos em vários contextos sociais e culturais
§ Resolver situações problemas utilizando-as funções e descrevê-las graficamente

CONTÉUDOS
§ Polígonos, circunferência e círculo

§ Semelhança

§ Triângulos: Teorema de Tales e de Pitágoras

EIXO TEMÁTICO: ESPAÇO E FORMA

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
§ Reconhecer figuras semelhantes e a relação de proporcionalidade entre suas medidas: de comprimento, de área
§ Analisar e resolver as diferentes situações problemas que envolvam o conceito e as propriedades de semelhança
§ Identificar as simetrias de rotação, de reflexão ou de translação e perceber que em cada uma delas as figuras preservam suas propriedades
§ Construir figuras no plano com base em informações relevantes como as coordenadas de pontos estratégicos, triângulo, dada as coordenadas de seus vértices, circunferência, dado o centro e a mediada de seu raio etc.
§ Demonstrar algébrica e geometricamente o teorema de Pitágoras
§ Enunciar, provar e aplicar o teorema de Tales e/ou de Pitágoras em situações problemas
§ Problematizar situações utilizando os teorema de Pitágoras e de Tales, de acordo com o contexto sociocultural
§ Escrever a distância entre dois pontos e a equação cartesiana da circunferência no plano cartesiano, fazendo uso do teorema de Pitágoras
§ Utilizar proporcionalidade e semelhança para escrever a equação cartesiana da reta conhecendo dois de seus pontos no plano
§ Determinar a divisão de um segmento de reta em partes proporcionais segundo uma razão conhecida
§ Analisar interpretar, formular e resolver situações problemas do cotidiano que envolvam semelhança e proporcionalidade
§ Determinar as relações métricas entre lados e diagonais de um quadrado
§ Identificar e aplicar as semelhanças de triângulos na resolução de problemas da realidade local
§ Resolver problemas do cotidiano ou não que envolvam circunferência e círculo


CONTÉUDOS
§ Introdução à trigonometria no triângulo retângulo

§ Áreas e volumes

§ Sistema internacional de unidades

EIXO TEMÁTICO: GRANDEZAS E MEDIDAS

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Conhecer e aplicar em situações problemas as relações métricas e as razões trigonométricas (seno, cosseno, tangente) nos triângulos retângulos
Compreender o conceito de perímetro e de área e calcular esses elementos nos polígonos em geral
Justificar a medida do perímetro da circunferência e da área do círculo e aplicar esses conhecimentos na resolução de situações problemas
Reconhecer a importância das relações métricas da circunferência e suas aplicações no cotidiano
Calcular as medidas do lado e do apótema de um polígono regular, inscrito numa circunferência
Compreender e utilizar no cotidiano as medidas do círculo e do cilindro
Ler/interpretar e resolver situações problemas que envolvam área de circunferência, volumes de cilindros, de cubos e de paralelepípedos
Conhecer e utilizar fórmulas de áreas e de volumes das figuras geométricas básicas, como retângulo, triângulo, trapézio, círculo, paralelepípedo, cilindro circular reto, cone etc.
Compreender, analisar e resolver situações problemas que envolvam medidas com velocidade, energia e trabalho
Identificar as diferentes unidades de medidas e suas derivadas criadas pelo Sistema Internacional de Medidas
Proceder conversões entre as diversas unidades de medidas do Sistema Internacional de Medidas

CONTÉUDOS
Estatística e probabilidade

EIXO TEMÁTICO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Construir tabelas de freqüências com dados estatísticos, utilizando jornais, revistas, pesquisas e representá-los graficamente
Elaborar, oralmente ou por escrito, conclusões com base em leitura, análise e interpretação de informações apresentadas em tabelas e gráficos
Identificar a importância da estatística no dia-a-dia das pessoas para estimar ou verificar tendências de determinadas situações esperadas
Construir o espaço amostral por meio de experimentos aleatórios equiprováveis, utilizando o princípio multiplicativo
Calcular ou estimar a probabilidade de sucesso de um determinado evento
Traduzir informações contidas nas tabelas e gráficos em linguagem algébrica e/ou textual
Identificar e compreender a existência de erros estatísticos pela margem admissível por manipulação intencional dos dados ou mesmo pela forma de se considerar as amostras em questão
Calcular a probabilidade de ocorrência de um evento por meio da razão entre o número de elementos do evento esperado (casos favoráveis) e o total de eventos possíveis do experimento aleatório (espaço amostral)
Aplicar conhecimentos de juros e porcentagens, para avaliar, analisar e resolver situações de práticas sociais
Criar, difundir e resolver situações problemas que envolvam pesquisas relacionadas a acontecimentos globais, locais e juvenis
Utilizar a probabilidade para fazer previsões de eventos, estimativas de ordens de grandeza, de quantidades ou intervalos esperados
Utilizar médias para avaliar tendências de ocorrências de determinados eventos ou acontecimentos possíveis
Analisar e interpretar por escrito o desvio padrão dos dados obtidos nas soluções de uma situação problema

Nenhum comentário:

Postar um comentário