terça-feira, 16 de junho de 2009

Matriz Curricular - 2º Ano

1ºBimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Representar, contar, ler e registrar os números até 100
§ Identificar a posição de um objeto ou número numa série, reconhecendo o sucessor e antecessor
§ Agrupar e relacionar as quantidades em dezenas e unidades reconhecendo a equivalência
§ Contar e registrar em escala crescente e decrescente de um em um e dois em dois
§ Identificar idéias de adição e subtração (símbolos +, - e =)
§ Somar e subtrair os termos até 100 por meio de recursos pessoais e/ou convencionais
§ Resolver situações-problema que envolvam adição e subtração (sem reserva e sem recurso com estratégias pessoais e/ou convencionais)Criar e resolver situações-problemas que envolvam adição e subtração sem reserva e sem recurso com estratégias pessoais e/ou convencionais

ESPAÇO E FORMA
§ Descrever oralmente seu itinerário a partir de uma referência dada
§ Representar com desenhos a localização em um espaço (sala de aula, recreio em casa) tendo como ponto de referência o próprio corpo

GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Comparar e registrar horas exatas em relógios de ponteiros e digitais
§ Identificar informações em calendário
§ Nomear os dias da semanaRelacionar preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato”

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Interpretar informações e dados contidos em imagens ou em leituras
§ Construir e organizar coletivamente tabelas simples com dados do próprio cotidiano
§ Registrar em calendário uma informação importante

2ºBimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Representar, contar, ler e registrar os números até 110
§ Identificar a posição de um número numa série de contagem
§ Identificar a posição de um número numa série, reconhecendo antecessor e sucessor até 110
§ Compor e decompor o número em dezenas e unidades reconhecendo a equivalência
§ Contar e registrar em escala ascendente e descendente de cinco em cinco
§ Somar e subtrair sem reserva e sem recurso com números até 110Elaborar e resolver problemas que envolvam adição e subtração de números naturais até 110 sem reserva
§ Elaborar e resolver situações-problemas que envolvam adição e subtração sem reserva e sem recurso
§ Resolver, com recursos pessoais, situação-problema que envolva a multiplicação com a idéia de adição de parcelas iguais

ESPAÇO E FORMA
§ Representar com desenhos ou traçados seu trajeto diário (casa, escola, supermercado, etc.)
§ Localizar-se no ambiente de acordo com as solicitações (embaixo, acima, no meio, ao lado) a partir de uma referência dada

GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Identificar e nomear os meses do ano
§ Registrar com desenhos suas atividades durante um dia (24 horas)
§ Comparar objetos quanto ao tamanho, distinguindo o “maior” e o “menor”

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Coletar e organizar dados em uma tabela simples com temas trabalhadosObservar, comparar e relatar oralmente os dados de tabelas simples

3ºBimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Representar, contar, ler e registrar os números até 300
§ Estabelecer comparação entre adição e subtração
§ Resolver situações-problemas que envolvam adição e subtração de números naturais até 300 sem reserva e sem recurso
§ Resolver situações-problemas a partir de uma operação matemática dada
§ Aplicar o conceito da multiplicação em uma situação-problema que envolva a idéia de dobro, com recurso pessoal
§ Aplicar o conceito da multiplicação evidenciando compreensão acerca da soma de parcelas iguais
§ Demonstrar com recursos pessoais a idéia da adição e multiplicação com o mesmo resultado
§ Criar e resolver situações-problema que envolvam adição e subtração sem reserva e sem recurso, obedecendo as regras do sistema de numeração decimal até 300
§ Compor e decompor o número em dezenas e unidades, estabelecendo equivalência
§ Contar em escala ascendente e descendente de dez em dezElaborar e resolver situação-problema que envolva a idéia comparativa na subtração

ESPAÇO E FORMA
§ Reconhecer semelhanças e diferenças nas formas dos sólidos geométricos (cubo, cilindro, cone e pirâmide) sem o uso obrigatório de nomenclatura
§ Comparar objetos (poliedros e corpos redondos) criados pelo homem com recursos da natureza ou de convívio da criança
§ Representar através de desenhos indicações de direções e sentido a partir de uma referência dadaLocalizar-se no ambiente de acordo com as solicitações (esquerda, direita, frente, atrás, longe, perto) a partir de uma referência dada

GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Registrar com desenhos suas atividades durante um dia (24 horas)
§ Comparar líquidos e sólidos em frascos com mesma capacidade
§ Identificar e relacionar medidas de tempo (hora, dia e semana, mês e ano) em situações-problema do cotidiano
§ Resolver situações-problema que envolvam horas exatas

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Ler e interpretar dados de uma tabela simples
§ Produzir pequenos textos (orais e escritos) através de leitura de tabela simples
§ Ler informações em gráficos simples de barras

4ºBimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Representar, contar, ler e registrar os números até 500
§ Contar em escala ascendente e descendente de três em três
§ Resolver situações-problema que envolvam adição e subtração de números naturais até 500 sem reserva, obedecendo as regras do sistema de numeração decimal
§ Elaborar e resolver situações-problemas que envolvam a idéia aditiva na subtração
§ Identificar a idéia da divisão em situações práticas de sala de aula
§ Aplicar o conceito da divisão em situações-problema do cotidiano
§ Aplicar o conceito da divisão evidenciando compreensão acerca da subtração de partes iguais
§ Aplicar o conceito da divisão em situações problemas, evidenciando a idéia de metadeAplicar com recursos pessoais o conceito de divisão em situações-problema

ESPAÇO E FORMA
§ Identificar posições a partir da análise de maquete, esboço, croqui e itinerário
§ Relacionar desenhos ou objetos as figuras geométricas

GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Ler e registrar horas estabelecendo equivalência; 1 hora igual a 60 minutos, 30 minutos igual a meia hora
§ Resolver situações problema envolvendo a troca entre células e moedas

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Ler e analisar tabelas e gráficos a partir de uma situação vividaIdentificar a função do número como código na organização de informações (linha de ônibus, telefones, placas de carros, registro de identidade, roupas, calçados etc.)
§ Produzir textos escritos a partir da leitura de gráficos

Nenhum comentário:

Postar um comentário