terça-feira, 16 de junho de 2009

Matriz Curricular - 5º Ano

1º Bimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Compor e decompor números na forma decimal
§ Resolver situações-problema aplicando a composição e decomposição de números
§ Interpretar e produzir escritas numéricas de acordo com as regras e símbolos do sistema de numeração decimal na reta numérica
§ Resolver situações-problema que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) com números naturais, utilizando procedimentos de cálculos convencionais
§ Criar e resolver situações-problema com números naturais envolvendo os diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, configuração retangular e combinatória)
§ Reconhecer na multiplicação e divisão que um número multiplicado ou dividido por um não se altera (elemento neutro)
§ Resolver situação-problema utilizando somente a multiplicação
§ Resolver situações-problema utilizando a divisão exata de números naturais envolvendo os diferentes significados da divisão (medir e repartir igualmente)
§ Resolver situações-problema envolvendo divisão exata e não exata com números naturais
§ Criar e resolver situações-problema envolvendo a divisão exata e não exata com dois algarismos no divisor


ESPAÇO E FORMA
§ Reconhecer os ângulos identificando-os como retos e não retos
§ Classificar os polígonos de acordo com o número de lados
§ Identificar propriedades comuns entre poliedros e corpos redondos
§ Relacionar figuras tridimensionais às suas planificações
§ Construir maquetes


GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Comparar grandezas de mesma espécie (comprimento, massa, capacidade e tempo) registrando as medidas por meio de unidades padronizadas ou não padronizadas
Estabelecer relações entre unidades de medida de comprimento (km, m, cm), entre unidades de medida de massa (g, kg) e unidades de medida de capacidade (l, ml)

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Coletar dados e informações e organizá-los em tabelas
§ Ler e interpretar gráficos de setores

2º Bimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Criar e resolver situações-problema envolvendo as idéias das quatro operações com números naturais
§ Ler, escrever, comparar e representar números racionais na forma fracionária, na reta numérica
§ Identificar frações equivalentes simples com material concreto
§ Identificar representações equivalentes de números racionais nas formas fracionária, decimal e percentual
§ Representar e comparar números racionais nas formas decimal e fracionária
§ Relacionar frações próprias e impróprias, com quantidades iguais, maior ou menor que o inteiro
§ Resolver expressões numéricas envolvendo o uso de parênteses (soma e subtração)

ESPAÇO E FORMA
§ Classificar triângulos e quadriláteros
§ Compor e decompor figuras geométricas planas quanto as lados e ângulos


GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Resolver e calcular o perímetro e a área de figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas
§ Construir e resolver situações-problema envolvendo cálculo ou estimativa de perímetro e área de figuras planas em malhas quadriculadas
§ Reconhecer a diferença entre metro linear e metro quadrado
§ Resolver situações-problema de troca de unidades monetárias envolvendo um número maior de cédulas, e em situações menos familiares

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Interpretar e utilizar dados contidos em tabelas e gráficos na resolução de situações-problema
§ Comparar gráficos de colunas com gráficos de setores

3 º Bimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Ler, escrever, comparar e representar números racionais nas formas decimal e fracionária, na reta numérica
§ Multiplicar número natural por fração e multiplicar fração por fração
§ Resolver situações-problema envolvendo adição, subtração e multiplicação de números racionais na forma decimal, utilizando estratégias próprias ou técnicas convencionais
§ Comparar e ordenar números racionais nas formas decimal e fracionária com denominadores iguais
§ Resolver situações-problema envolvendo adição e subtração de números racionais na forma fracionária, com denominadores iguais
§ Reconhecer a porcentagem com números racionais na forma fracionária
§ Efetuar a adição e a subtração de números fracionários com mesmo denominador
§ Simplificar duas ou mais frações no mesmo denominador comum, por equivalência
§ Simplificar as frações reconhecendo a sua equivalência e vice-versa
§ Resolver expressões numéricas envolvendo o uso de parênteses e colchetes (soma e subtração)

ESPAÇO E FORMA
§ Identificar o eixo simétrico em figuras planas
§ Identificar poliedros e corpos redondos relacionando-os às suas planificações
§ Reconhecer arestas, faces e vértices como elementos de um poliedro

GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Resolver situações-problema que envolvam o perímetro e a área de retângulo, quadrado e triângulo
§ Utilizar procedimentos e instrumentos de medida usuais ou não selecionando o mais adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado
§ Utilizar e relacionar entre si unidades de medida de massa
§ Utilizar e relacionar entre si unidades de medida de capacidade
§ Construir o metro quadrado e linear em malha quadriculada
§ Efetuar trocas com moedas e células em situações simuladas de compra e venda
§ Realizar conversões simples em medidas de tempo, massa, grandeza e comprimento
§ Resolver situações-problema realizando conversões e operações em medidas (comprimento, massa, grandeza e tempo)

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Ler e interpretar dados apresentados em forma de listas, diagramas, tabelas, gráficos de barras e colunas, em uma dada situação

4 º Bimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Reconhecer as regras do sistema de numeração decimal na construção da escrita decimal
§ Resolver situações-problema envolvendo adição e subtração de números racionais na forma decimal
§ Efetuar a multiplicação utilizando a soma de parcelas iguais de números representados na forma decimal por números naturais
§ Resolver situações-problema envolvendo noções de porcentagem (10%, 25%, 50% e 100%), comparando números fracionários na forma decimal
§ Resolver situações-problema envolvendo idéias de porcentagem
§ Criar e resolver situações-problema que apliquem adição e subtração de números fracionários com denominadores iguais e diferentes

ESPAÇO E FORMA
§ Observar e identificar a simetria em relação a um plano ou a um eixo como uma característica de algumas figuras planas e não planas
§ Compor e decompor figuras planas mostrando que as áreas são iguais, porém os perímetros são diferentes
§ Identificar propriedades comuns e diferentes entre sólidos geométricos (número de faces)

GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Realizar conversões em unidades de medidas mais usuais utilizando a terminologia convencional;
§ Resolver situações-problema que envolvam unidades de medida da mesma grandeza
§ Criar e resolver situações-problema que envolvam a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Organizar dados de uma situação-problema, em tabelas ou gráficos de barras/colunas;
§ Produzir textos escritos, a partir da interpretação de gráficos e tabelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário