terça-feira, 16 de junho de 2009

Matriz Curricular - 3º Ano

1º bimestre


NÚMEROS E OPERAÇÕES


§ Ler, contar e representar os números naturais até 800
§ Compor e decompor até 800
§ Identificar o valor do algarismo pela posição ocupada
§ Identificar números pares e impares a partir de uma seqüência
§ Calcular o resultado de uma adição com duas ou mais parcelas
§ Resolver situação-problema que envolva a subtração por meio de recursos próprios ou técnicas convencionais
§ Formular situação-problema a partir de uma operação dada (adição e subtração)Elaborar as idéias de adição e subtração na resolução de situações-problema


ESPAÇO E FORMA


§ Identificar a posição de um objeto a partir de plantas
§ Construir e representar corpos redondos
§ Identificar as propriedades comuns e diferenças entre esferas e círculos
§ Relacionar semelhanças e diferenças entre objetos esféricos e objetos cilíndricos


GRANDEZAS E MEDIDAS


§ Estimar medida de comprimento usando unidades convencionais e não convencionais a partir de uma referência dada
§ Resolver situação-problema que envolva a medida de comprimento
§ Desenhar e/ou registrar suas atividades (ontem, hoje e amanhã; manhã, tarde e noite)


TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO


§ Construir tabela simples através de informações obtidas
§ Ler, comparar e relatar por escrito as informações obtidas em tabela simples
§ Identificar gráficos de barra
§ Ler e interpretar informações a partir de um itinerário


2º bimestre


NÚMEROS E OPERAÇÕES


§ Ler, contar e representar os números naturais até 1010
§ Compor e decompor até 1010
§ Organizar segundo os critérios mais 1, mais 2, mais 5, etc. uma seqüência dada
§ Reconhecer a partir de uma seqüência dada o critério utilizado para a organização: dobro, triplo, maior que, menor que
§ Efetuar multiplicação, tendo por multiplicador um número com um algarismo
§ Dividir os algarismos até 81, tendo uma unidade no divisor


§ Resolver situação-problema que envolva o conceito de dezena
§ Ordenar utilizando a numeração ordinal uma seqüência dada
§ Relacionar 10 unidades a uma dezena e 12 unidades a uma dúzia
§ Aplicar as técnicas operatórias convencionais na adição e subtração
§ Inferir o conceito de adição com reserva na ordem da unidade
§ Aplicar o conceito de adição com reserva na ordem das unidades na resolução de situação-problemaSolucionar situação problema que envolva multiplicação de termos sem reserva, usando recursos pessoais e/ou técnica convencional


ESPAÇO E FORMA


§ Identificar e descrever sua localização utilizando a terminologia própria conforme diferentes pontos de referência
§ Construir e representar sólidos geométricos (quadrados, cubos, cônicos)Identificar as propriedades comuns e diferenças entre cubos e quadrados
§ Estabelecer comparação entre objetos cúbicos e cônicos
§ Representar através de croquis determinados espaços

GRANDEZAS E MEDIDAS

§ Relacionar produtos que podem ser adquiridos por peso e/ou por litro
§ Comparar dentre alternativas o produto com maior e menor peso
§ Resolver situação-problema de trocas de unidades monetárias envolvendo cédulas e moedas
§ Identificar e relacionar: bimestre a 2 meses ou 60 dias; semestre a 6 meses ou 180 dias

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

§ Elaborar gráfico de barra a partir de texto
§ Relatar as informações obtidas em gráficos de barra
§ Resolver situações-problema que envolva tabela simplesLer e interpretar informações a partir de croqui

3º bimestre
NÚMEROS E OPERAÇÕES

§ Ler, contar e representar os números naturais até 1500
§ Compor e decompor até 1500
§ Inferir o conceito de adição na ordem da unidade e dezena
§ Inferir e aplicar o conceito de subtração com recurso na ordem da unidade
§ Inferir o conceito de multiplicação com reserva na ordem da unidade relacionando-o à adição
§ Aplicar as idéias de meia dezena e meia dúzia em situações-problemas
§ Aplicar os conceitos de lucro e prejuízo em situação-problema
§ Resolver problemas envolvendo a multiplicação por meio de técnicas convencionais e/ou pessoais
§ Criar e resolver situação-problema que envolva o conceito de dezena e dúziaAplicar o conceito de adição com reserva na ordem das unidades e dezenas, na resolução de situação-problema

ESPAÇO E FORMA

§ Construir e representar sólidos geométricos (retângulos e paralelepípedos)
§ Identificar as propriedades comuns e diferenças entre retângulos e paralelepípedos
§ Construir maquete simples

GRANDEZAS E MEDIDAS

§ Comparar medidas de peso e altura de pessoas e/ou objetos
§ Comparar comprimentos por meio de estratégias próprias, estabelecendo relações do tipo: mais perto, mais longe, mais curto; mais comprido, mais alto, mais baixo, mais largo, mais estreito
§ Comparar relógio de ponteiros e digitalLer horas e minutos em relógios digitais e de ponteiros

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

§ Produzir texto comunicando informações obtidas em gráficos e tabelas
§ Interpretar oralmente tabelas e gráficos de barraLer e interpretar informações a partir de maquetes

4º bimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES

§ Inferir e aplicar o conceito de subtração com recurso na ordem da unidade e dezena
§ Efetuar divisões exatas com números de um algarismo usando técnicas pessoais e/ou convencionais
§ Aplicar o conceito de centena em resolução de situação-problema
§ Estabelecer relação de semelhanças e diferenças entre os conceitos de triplo, um terço e a terça parte
§ Resolver situação-problema envolvendo a multiplicação com reserva na ordem da dezena e centena
§ Aplicar as técnicas operatórias convencionais da divisão na resolução de situações-problemasReconhecer a escrita por extenso de números naturais e a sua decomposição e composição em centenas, dezenas e unidades

ESPAÇO E FORMA

§ Construir e representar sólidos geométricos (triângulos, pirâmides e prismas)
§ Identificar as propriedades comuns e diferenças entre triângulos e pirâmides
§ Estabelecer comparação entre objetos piramidais e prismáticosReconhecer as semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos (número de faces)

GRANDEZAS E MEDIDAS

§ Estimar medida de grandeza utilizando unidades convencionais (litro, metro, grama, minuto)
§ Identificar e relacionar: ano a 365 dias ou 12 meses
§ Resolver situação-problema realizando o cálculo de medida de tempo (dias, meses e ano)
§ Produzir pequeno texto aplicando os conceitos de temporalidade
§ Criar situação-problema de troca de unidades monetárias envolvendo cédulas e moedas

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

§ Ler e interpretar tabelas e gráficos de barra
§ Observar, comparar e relatar diferenças entre gráficos e tabelas
§ Resolver situação-problema com base em tabelas simples e gráficos de barraLer e elaborar tabela de dupla entrada


Nenhum comentário:

Postar um comentário