terça-feira, 16 de junho de 2009

Matriz Curricular - 1º Ano

1ºBimestre
NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Construir o conceito de número, por meio de contagem de quantidade de objetos
§ Estabelecer correspondência um a um entre quantidades de objetos
§ Registrar quantidade utilizando-se de recursos pessoais
§ Comparar quantidades identificando a que tem mais e a que tem menos
§ Contar objetos percebendo a ordem crescente
§ Identificar e ler números usados no cotidiano: (telefones, placas de carros, número da casa em que mora, página de livros, números de calçados e idade)
§ Perceber que a mesma quantidade organizada de forma diferente, conserva o mesmo númeroSelecionar e agrupar objetos de acordo com as características
ESPAÇO E FORMA
§ Identificar diferenças e semelhanças entre objetos
§ Comparar objetos que diferenciem quanto a forma, consistência, peso, cor seguindo uma seqüência organizada
§ Observar, analisar e nomear os objetos da sala de aula, quanto a forma, cor, peso, consistência
GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Comparar grandezas, concretamente, usando um referencial (fino, grosso, estreito, largo, baixo, alto, etc.)
§ Identificar medidas de tempo (dia, noite, dia da semana, mês)
§ Representar o dia e a noite por meio de desenhosRepresentar com recursos pessoais os períodos matutino, vespertino e noturno
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Ler informações contidas em imagens
§ Relacionar as cores verde, amarelo e vermelho como sinais de trânsito
2ºBimestre
NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Associar quantidades fazendo correspondência a objetos
§ Agrupar e trocar quantidades utilizando-se recursos pessoais
§ Utilizar a contagem oral nas brincadeiras, jogos e em situações nas quais as crianças reconhecem suas necessidades
§ Representar, contar, ler, interpretar e registrar quantidades por meio de desenhos
§ Representar, contar, ler e registrar os números até noveResolver situações-problema do
§ cotidiano, com recursos pessoaiscompletar uma seqüência com objetos, desenhos, cores, tamanho, forma etc.

ESPAÇO E FORMA
§ Reconhecer noções de distância: perto, longe tendo como referência o próprio corpo
§ Reconhecer através de jogos e brincadeiras direção, posição e sentido
§ Classificar objetos, em diferentes grupos a partir de um critério
GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Desenvolver noções de grandezas e medidas com os pés, passo, palmas, palitos, etc. (medidas não padronizadas)
§ Identificar cédulas e moedas em circulaçãoReconhecer em situação práticas do dia a dia a relação de venda e troca

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Ler e registrar dados contidos em imagens utilizando recursos pessoais
§ Criar registros pessoais para expressar as informações dadasCompletar uma figura a partir de uma seqüência numérica
3º Bimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Representar, contar, ler e registrar os números até 29 unidades
§ Reconhecer a idéia aditiva na composição dos números naturais até vinte e nove unidades
§ Identificar a posição de um objeto ou número numa série até o 5º
§ Reconhecer sucessor e antecessor até vinte e nove
§ Estabelecer relação entre dez unidades e uma dezena utilizando material concreto
§ Resolver situações-problema, utilizando-se recursos pessoais
§ Somar e subtrair os termos até 29 por meio de recursos pessoaisresolver por recursos pessoais situações-problema que envolvam adição e subtração até 29

ESPAÇO E FORMA
§ Distinguir objetos que rolam dos que não rolam
§ Localizar pessoas ou objetos no espaço com base em diferentes pontos de referênciaReconhecer através de jogos e brincadeiras noções de direita, esquerda, frente, atrás, de costas, de lado, em cima de e embaixo de entre o primeiro e o último, tendo um ponto de referência

GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Identificar Assinalando datas significativas em calendário
§ Comparar e medir, colegas e objetos da escola, identificando os elementos necessários para expressar o resultado da medição
§ Relacionar uma semana a 7 dias
§ Comparar em calendário a quantidade de dia dos meses do ano
§ Reconhecer os dias da semana no calendário
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Elaborar coletivamente uma lista organizando e interpretando os dados
§ Reconhecer e organizar informações pessoais (telefone, data de nascimento, endereço de sua residência, linha de ônibus)
§ Identificar o dia da semana com a rotina de aula e pessoal
4º Bimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Ler, contar registrar quantidade com os números naturais até 59
§ Sequenciar numericamente ordem crescente e decrescente de um em um até 59
§ Contar, ler e registrar os números até 59 usando a reta numérica
§ Resolver situações-problema, agrupando quantidades em dezenas e unidades
§ Compor, decompor em unidades e dezenas no QVL até 59
§ Reconhecer a idéia aditiva na composição dos números naturais até 59 unidadesSomar e subtrair os termos até 59 por meio de recursos pessoais

ESPAÇO E FORMA
§ Descrever oralmente a localização e movimentação de pessoas ou objetos no espaço
§ Estabelecer relação entre as formas geométricas na natureza e nos objetos criados pelo homem: (arredondadas ou não)Descrever oralmente o itinerário de locomoção de um lugar a outro

GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Comparar preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato”
§ Nomear os meses do ano
§ Relacionar um mês a 30 diasIdentificar semelhanças diferenças entre relógio digital e de ponteiro
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Interpretar tabelas ilustradas, comparando os dados (pictórica)Descrever oralmente o caminho percorrido para chegar ao resultado das atividades

Nenhum comentário:

Postar um comentário