terça-feira, 16 de junho de 2009

Matriz Curricular - 7º Ano

CONTÉUDOS
§ Números inteiros

§ Números racionais

§ Equações

§ Inequações

EIXO TEMÁTICO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Reconhecer os números inteiros em diferentes contextos cotidianos, utilizando argumentos coerentes para justificar a sua existência histórica
Representar o conjunto dos números inteiros por meio dos símbolos + e – reconhecendo sua existência e necessidade em situações problemas do dia a dia
Localizar e representar os números inteiros na reta numérica
Compreender a simetria existente entre os números inteiros tendo como referencia a origem da reta numérica, expressando essa compreensão oralmente ou por escrito
Analisar, interpretar e resolver operações com números inteiros na resolução de situações problemas
Identificar e utilizar os procedimentos que determinam as propriedades das operações numéricas
Reconhecer a radiciação como a operação inversa da potenciação e representá-la em forma de potência com expoente fracionário
Obter resultados de raízes quadradas e cúbicas, por meio de estimativas e arredondamentos
Identificar números opostos ou simétricos como dois números inteiros que possuem o mesmo módulo e sinais contrários
Localizar os pontos com coordenadas inteiras e/ou fracionárias na construção de figuras no plano cartesiano
Compreender e utilizar as frações na resolução de problemas de diversas naturezas
Calcular porcentagens em diversas situações problemas do cotidiano
Resolver situações problemas que envolvam porcentagem, através de estimativas
Reconhecer e explorar relações de interdependência entre grandezas
Construir estratégias para resolver situações envolvendo proporcionalidade
Identificar a natureza da variação de duas grandezas diretamente proporcionais, inversamente ou não proporcionais, por meio de estratégias variadas
Comparar o conjunto dos números naturais, inteiros e racionais, relacionando suas diferenças e semelhanças para compreender a existência dos números irracionais
Compreender e utilizar a linguagem matemática como instrumento de representação para auxiliar na resolução de problemas orais e escritos
Compreender igualdades e desigualdades para analisar e representar situações reais usando corretamente os símbolos e as propriedades
Reconhecer, escrever e resolver equações e sistemas de equações de 1º grau com base em situações problemas
Encontrar soluções para situações problemas de inequações por meio de operações inversas e de diversas simbologias de conjuntos

CONTÉUDOS
Figuras planas e sólidos geométricos: poliedros

EIXO TEMÁTICO: ESPAÇO E FORMA

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
§ Reconhecer poliedros, poliedros convexos e não convexos
§ Identificar e reconhecer o número de faces, arestas e vértices das figuras
§ Reconhecer, nos poliedros convexos, a relação de Euler: V-A+F=2
§ Reconhecer os cinco únicos poliedros regulares, com base nos poliedros de Platão
§ Calcular a área das superfícies planas por meio da composição e decomposição das figuras
§ Conhecer e utilizar fórmulas de áreas e de volumes das figuras geométricas básicas
§ Reconhecer e distinguir, em contextos variados as formas bidimensionais e tridimensionais
§ Estabelecer relações entre as figuras e as representações planas e espaciais, sob diferentes pontos de vista.
§ Relacionar um sólido com sua planificação e vice-versa
§ Representar e reconhecer diferentes vistas (lateral, frontal e superior) de figuras tridimensionais
§ Reconhecer a transformação de uma figura no plano por meio de reflexões, translações e rotações e identificar medidas que permanecem invariáveis nessas transformações (medidas de lados, dos ângulos, da superfície)
§ Identificar elementos que não se alteram (medidas de ângulos) e dos que se modificam (medidas dos lados, do perímetro e da área) por meio de ampliação e redução das figuras planas segundo uma razão
§ Relacionar a noção de ângulo associada à idéia de mudança de direção em movimento
§ Verificar que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180º

CONTÉUDOS
§ Sistemas de medida
§ Áreas de figuras geométricas planas

EIXO TEMÁTICO: GRANDEZAS E MEDIDAS

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
§ Reconhecer, relacionar e utilizar as diversas unidades de medidas, como: comprimento, área, volume, massa, temperatura, velocidade, tempo etc. na resolução de situações problemas variadas
§ Obter medidas por meio de estimativas e aproximações e decisão quanto a resultados razoáveis dependendo da situação-problema
§ Resolver situações problemas que envolvam os sistemas monetários – brasileiro e estrangeiro – (real, dólar, euro, peso etc)
§ Fazer conversões por meio de situações-problema, de valores de moedas monetárias como, por exemplo: real em euro, peso em dólar, dólar em real entre outras
§ Identificar, resolver e analisar situações problemas do contexto social e/ou cultural que envolvam perímetro e área
§ Relacionar e registrar medidas de comprimento, de área e de volume utilizando as unidades padrões e suas derivadas fazendo as conversões entre elas
§ Relacionar e fazer estimativas com base nas observações quanto à colocação da mesma quantidade de líquido em frascos de diferentes formas e tamanhos, áreas e volumes de figuras distintas etc.
§ Reconhecer, compreender e utilizar a linguagem das unidades de memória da informática, como bytes, quilo bytes, megabytes e gigabytes em contextos apropriados por meio da potenciação de base 10
§ Compor e decompor figuras planas compreendendo suas equivalências
§ Calcular a área de figuras planas por meio de estimativas utilizando a composição e decomposição dessas figuras
§ Estabelecer fórmulas para o cálculo de áreas e de volumes com base em figuras geométricas planas e espaciais básicas, por meio de composição e/ou decomposição
§ Identificar, relacionar, comparar e calcular áreas de figuras planas e volumes de figuras espaciais
§ Identificar, interpretar, resolver e analisar situações problemas por meio das diversas unidades de medida


CONTÉUDOS
§ Coleta de dados e construção de tabelas e gráficos

§ Noções de técnicas de contagem

§ Noções de probabilidade e de estatística


EIXO TEMÁTICO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
§ Compreender e utilizar o princípio multiplicativo da contagem em situações problemas que envolvam grandes quantidades
§ Interpretar, calcular e resolver situações problemas utilizando médias aritméticas: simples ou ponderada de uma amostra de dados e/ou tabelas e gráficos
§ Utilizar coleta de dados na interpretação e resolução de situações problemas
§ Produzir textos com base em leituras e interpretações de dados expressos em tabelas e gráficos de coluna, barra e setores
§ Identificar e calcular as possibilidades de ocorrência de um determinado evento
§ Construir o espaço amostral, utilizando materiais manipulativos (moedas, dados etc.), indicando as possibilidades de sucesso
§ Calcular ou estimar a probabilidade de um evento ocorrer
§ Resolver situações problemas que envolva o raciocínio combinatório e as diversas probabilidades de sucesso de um determinado evento
§ Representar e enumerar possibilidades em situações combinatórias
§ Utilizar a probabilidade de ocorrência de um determinado evento para estimar situações estatísticas na análise e interpretação de tendências existentes em nosso cotidiano como na política, nos esportes etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário