terça-feira, 16 de junho de 2009

Matriz Curricular - 8º Ano

CONTÉUDOS
§ Conjuntos numéricos

§ Equações

§ Sistemas de equações

§ Inequações

EIXO TEMÁTICO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
§ Compreender as sucessivas ampliações dos conjuntos numéricos e suas soluções como criação do homem em respostas aos problemas cotidianos
§ Representar e localizar os números na reta com o auxílio de instrumentos como régua e compasso
§ Ler, interpretar, formular e resolver situações problemas envolvendo os números racionais e irracionais
§ Aplicar procedimentos de cálculo mental aproximado com arredondamento
§ Resolver as operações com números racionais e irracionais e utilizá-las na resolução de situações problemas
§ Reconhecer as propriedades operatórias dos diversos conjuntos numéricos: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação e utilizá-las em situações problemas
§ Resolver situações problemas utilizando expressão numérica
§ Compreender notação científica e utilizá-las em situações cotidianas para indicar pequenos e grandes números
§ Compreender e utilizar a potenciação e radiciação como operações inversas e úteis na resolução de problemas
§ Resolver e analisar situações problemas que envolvam porcentagem e proporcionalidade em diversos contextos, inclusive em situação de acréscimo ou desconto, no cálculo de juros etc.
§ Ler / interpretar e escrever uma determinada situação na linguagem natural / habitual em linguagem matemática, identificando incógnitas e variáveis
§ Perceber que determinadas situações problemas podem ser resolvidas por meio de equações, sistemas ou inequações
§ Produzir e interpretar diferentes escritas algébricas - expressões de igualdades e desigualdades - identificando as equações e as inequações
§ Formular, analisar, resolver e verificar a validade de soluções de situações problemas que podem envolver equações, sistemas ou inequações
§ Operar com expressões algébricas e fazer uso dessas operações na resolução de equações, inequações e sistemas

CONTÉUDOS
§ Poliedros, polígonos e circunferência

§ Perímetro e área de polígonos e círculo

§ Simetrias

EIXO TEMÁTICO: ESPAÇO E FORMA

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
§ Seccionar figuras tridimensionais por um plano e analisar as figuras obtidas pelos seccionamentos
§ Analisar em poliedros as posições (paralelas, perpendiculares, reversas) de duas arestas e de duas faces
§ Representar e reconhecer diferentes vistas (lateral, frontal e superior) de figuras tridimensionais
§ Construir, classificar e identificar os diversos tipos de ângulos (agudos, obtusos, rasos, adjacentes, congruentes, complementares, e suplementares) em relação às medidas e posicionamentos (alternos, correspondentes etc.) em feixes de retas paralelas cortadas por retas transversais
§ Reconhecer e classificar polígonos usando adequadamente os instrumentos como, régua, esquadro, compasso etc.
§ Classificar, identificar e construir triângulos de acordo com seus ângulos e lados
§ Determinar a soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer e verificar a validade dessa soma para os polígonos não-convexos
§ Reconhecer e utilizar os elementos de um triângulo em situações práticas do cotidiano
§ Reconhecer a importância histórica dos teoremas de Tales e de Pitágoras e saber expressar seus enunciados, nas situações práticas ou não
§ Identificar e resolver situações-problema utilizando os teoremas de Tales e de Pitágoras
§ Construir, comparar e identificar quadriláteros pelas características de seus lados e ângulos
§ Identificar, elementos fundamentais da geometria plana como: alturas, bissetrizes, medianas, mediatrizes, incentro, baricentro e ortocentro, e construí-los utilizando régua, compasso, computador etc.
Reconhecer circunferência, círculo e seus elementos e calcular seu perímetro e sua área
Analisar, compreender, formular e resolver situações-problema envolvendo polígonos e circunferências
Utilizar a linguagem algébrica para expressar perímetros e áreas de figuras planas
Verificar, através de investigação de padrões, com base em situações problemas, a validade da linguagem algébrica
Compreender os conceitos de área e perímetro baseando-se na comparação de figuras diversas
Relatar, oralmente e/ou por escrito, os procedimentos, adotados nas resoluções de situações problemas
§ Identificar e observar transformações de figuras simétricas e regulares no plano por meio de objetos diversos: tapeçarias, vasos, cerâmicas, azulejos, pisos, tangrans etc.
§ Desenvolver os conceitos de congruência e de semelhança de figuras planas e identificar as medidas invariantes ou proporcionais como lados, ângulos, perímetros, áreas etc.


CONTÉUDOS

§ Sistema de medida: ângulo, capacidade, tempo, massa, temperatura, área, volume, perímetro

EIXO TEMÁTICO: GRANDEZAS E MEDIDAS

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Reconhecer o grau e os submúltiplos como uma unidade de medida de ângulo
Estabelecer a correspondência entre ângulo e inscrito e ângulo central na circunferência
Diferenciar medidas de ângulos, de comprimento e de área
Efetuar operações com ângulos, geométrica e algebricamente, na resolução de problemas
Resolver situações-problema envolvendo grandezas (capacidade, tempo, massa, temperatura) e as respectivas unidades de medida, fazendo conversões adequadas para efetuar cálculos e expressar resultados
Identificar a relação entre diâmetro e perímetro da circunferência por meio de experiências feitas como medições em circunferências de tamanhos variados ou mesmo em situações-problema
Construir procedimentos para o cálculo de áreas e perímetros de superfícies planas (limitadas por segmentos de reta e/ou arcos de circunferência)
Criar e resolver situações problema que envolvam com unidades de medidas diferentes para a mesma grandeza
Interpretar e calcular área e perímetro dos triângulos em situações problemas
Identificar e calcular, por meio de situações problemas, o número de diagonais de um polígono
Resolver situações problemas que envolvam o volume em recipientes de formatos diferentes
Transformar medidas de diferentes grandezas, com base em sua utilização no contexto social
Identificar e expressar adequadamente as principais unidades de medidas

CONTÉUDOS
§ Gráficos e tabelas
§ Noções de probabilidade e de estatística

EIXO TEMÁTICO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Formular hipóteses, planejar ações, coletar dados, organizá-los em tabelas e gráficos e avaliar os resultados exatas ou aproximados obtidos
Calcular e interpretar a mediana e a moda em uma amostra de dados
Ler, interpretar e construir tabelas, gráficos de setores, de colunas, de barras, polígonos de freqüência e histogramas com base nos dados apresentados em textos diversificados
Compreender os significados de termos como freqüência, freqüência relativa, amostra de uma população em informações de uma pesquisa
Escolher a representação gráfica adequada para a resolução de cada situação problema
Produzir textos escritos com base na leitura e interpretação de tabelas e gráficos
Utilizar os conhecimentos para analisar as informações e opiniões veiculadas pela mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário