terça-feira, 16 de junho de 2009

Matriz Curricular - 4º Ano

1º Bimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES

§ Ler, registrar e interpretar números naturais do sistema de numeração decimal a partir de 1500
§ Relacionar o milhar a 1000 unidades ou 10 centenas ou 100 dezenas
§ Associar a idéia aditiva e subtrativa no reconhecimento de antecessor e sucessor em dezenas, centenas e unidades de milhar exatas
§ Interpretar e produzir escritas numéricas de acordo com as regras e símbolos do sistema de numeração decimal
§ Compor e decompor números naturais
§ Utilizar em cálculos a composição e decomposição de números naturais nas diversas ordens
§ Organizar números em escala ascendente e descendente a partir de uma referência dada
§ Analisar, interpretar e resolver situações-problema, utilizando estratégias pessoais envolvendo operações simples
§ Resolver situações-problema dada e/ou criada, identificando e usando técnicas convencionais

ESPAÇO E FORMA
§ Identificar a posição de um objeto ou pessoa a partir de uma referência dada
§ Identificar o eixo simétrico em figuras planas
§ Descrever e interpretar a representação de uma pessoa ou objeto no espaço a partir de diferentes pontos de vista

GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Identificar e relacionar medida de tempo (hora, dia semana, mês e ano) utilizando o relógio e o calendário (convencional e digital)
§ Reconhecer e utilizar as medidas de tempo realizando conversões simples
§ Resolver situações-problema que envolvam medidas de tempo

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos
§ Coletar e organizar dados em listas, tabelas, diagramas e gráficos de barra e/ou coluna

2º Bimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Relacionar a dezena de milhar a 10.000 unidades ou 10 unidades de milhar
§ Comparar quantidades através de seus registros no sistema de numeração decimal utilizando a reta numérica
§ Analisar, interpretar e resolver situações-problemas que envolvam operações com números naturais utilizando as operações fundamentais;
§ Reconhecer a representação dos números racionais nas formas decimal e fracionária
§ Identificar e representar números naturais e racionais no contexto diário
§ Criar e resolver situações-problemas a partir de uma operação dada (multiplicação)

ESPAÇO E FORMA
§ Associar sólidos (prisma, pirâmide, cone, cilindro) ao seu molde (planificação de sua superfície) vice-versa
§ Ler, interpretar e representar a movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço
§ Construir itinerários a partir da movimentação ou localização de pessoas e/ou objetos

GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Comparar comprimento por meio de medidas padronizadas e/ou não padronizadas
§ Reconhecer e utilizar unidades de medidas de comprimento mais usuais no contexto diário (centímetro, metro e quilômetro)
§ Resolver situações problema que envolvam medidas de comprimento

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Identificar informações organizadas em listas tabelas, diagrama e gráfico de barra/coluna referentes a uma situação dada
§ Interpretar dados apresentados por meio de tabelas e gráficos para identificar as características previsíveis ou aleatórias de acontecimentos

3 º Bimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Relacionar a centena de milhar a 100.000 unidades ou 10 dezenas de milhar
§ Ler, registrar e interpretar escritas numéricas expressas por números naturais e fracionários
§ Comparar números racionais na forma fracionária
§ Reconhecer que diferentes situações-problema podem ser resolvidas por uma única operação e de diferentes operações podem resolver um mesmo problema
§ Resolver situações-problema dada e/ou criada envolvendo números naturais e fracionários
§ Identificar e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das quatro operações que envolvam números naturais e fracionários
§ Calcular a décima, centésima ou milésima parte de um número em situações-problema

ESPAÇO E FORMA
§ Identificar semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos, pirâmides e triângulos, esferas, circunferências e círculos
§ Representar o espaço por meio de maquetes e croquis
Identificar características de quadriláteros quanto aos lados e ângulos

GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Identificar unidade de medida de capacidade, registrando-as por meio de unidades padronizadas
§ Comparar grandezas de mesma natureza, com escolha de uma unidade de medida da mesma espécie (medida de comprimento, capacidade e tempo)
§ Resolver situações-problema envolvendo medida de capacidade
§ Calcular operações envolvendo intervalos de tempo

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Ler e localizar informações contidas em um gráfico de barras e/ou colunas duplas
§ Produzir gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos jornalísticos, científicos e outros
§ Identificar possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-los usando estratégias pessoais

4 º Bimestre

NÚMEROS E OPERAÇÕES
§ Identificar números naturais, fracionários e decimais no contexto diário
§ Formular hipóteses a partir da posição dos algarismos na representação fracionária e decimal
§ Interpretar e escrever números racionais nas formas decimal e fracionária
§ Reconhecer uma grandeza numérica pela posição dos algarismos na representação decimal e percentual
§ Comparar e ordenar números racionais na forma decimal na reta numérica
§ Criar e resolver situações-problema envolvendo as 4 operações com números naturais

ESPAÇO E FORMA
§ Identificar números naturais, fracionários e decimais no contexto diário
§ Formular hipóteses a partir da posição dos algarismos na representação fracionária e decimal
§ Interpretar e escrever números racionais nas formas decimal e fracionária
§ Reconhecer uma grandeza numérica pela posição dos algarismos na representação decimal e percentual
§ Comparar e ordenar números racionais na forma decimal na reta numérica
§ Criar e resolver situações-problema envolvendo as 4 operações com números naturais

GRANDEZAS E MEDIDAS
§ Interpretar e resolver situações problema que envolvam valores do Sistema Monetário Brasileiro (forma decimal)
§ Criar e resolver situações problema envolvendo sistema monetário brasileiro (forma decimal)
§ Comparar e calcular áreas de figuras poligonais em malhas quadriculadas

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
§ Produzir textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas
§ Utilizar informações dadas para avaliar probabilidades
§ Resolver situações problema a partir de leituras de gráficos e tabelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário