terça-feira, 16 de junho de 2009

Matriz Curricular - 6º Ano

CONTÉUDOS
Números naturais
Números inteiros
Números racionais


EIXO TEMÁTICO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
§ Reconhecer a importância dos números na sociedade atual: quais são, onde são usados, dados históricos sobre eles, como são escritos e lidos no sistema de numeração
§ Reconhecer a aplicação dos números naturais e suas diferentes formas de utilização no cotidiano
§ Analisar, interpretar, formular e resolver situações problemas em diferentes contextos sociais e culturais
§ Reconhecer que diferentes situações problemas podem ser resolvidas por uma única operação e que eventualmente diferentes operações podem resolver um mesmo problema
§ Reconhecer e aplicar as propriedades (comutativa, associativa, distributiva...) das operações com números naturais e racionais como facilitadores na construção das técnicas operatórias no exercício da estimativa, cálculo mental e também do cálculo exato, de acordo com o contexto social e/ou cultural
§ Estabelecer relações entre os números naturais, em situações problema, tais como: “ser múltiplo de”, “ser divisor de”
§ Determinar e aplicar MMC e MDC entre dois ou mais números e utilizá-los na resolução de problemas
§ Reconhecer e utilizar a linguagem matemática com clareza, precisão e concisão oralmente ou por escrito
§ Reconhecer a necessidade de ampliação do conjunto dos números naturais - os números negativos -
§ Comparar dois números racionais, escritos tanto na forma decimal como na forma fracionária
§ Relacionar os números racionais na reta numérica
§ Formular e resolver situações problemas que envolvam a idéia fracionaria de parte-todo e também como proporção, divisão e razão
§ Transformar dois ou mais denominadores diferentes em iguais, fazendo uso ou não do (MMC)
§ Compreender que existem situações em que os números negativos são necessários utilizando argumentos coerentes
§ Representar frações equivalentes com denominadores previamente escolhidos
§ Reconhecer, analisar, relacionar e comparar frações com numerador maior, menor ou igual ao inteiro
§ Reconhecer, analisar, interpretar, relacionar, formular e resolver situações problemas do cotidiano (mentalmente ou por escrito), compreendendo diferentes significados das operações e envolvendo números naturais e racionais (exatos ou aproximados).
§ Relacionar uma potência com expoente inteiro positivo a uma multiplicação de fatores iguais, utilizando argumentos orais e escritos
§ Compreender, operar e utilizar a potenciação e suas propriedades operatórias e, em particular, a de base 10 como notação científica a fim de simplificar a escrita de “grandes e/ou pequenos” números em situações cotidianas

CONTÉUDOS
§ Formas planas e não planas

§ Formas geométricas espaciais

§ Polígonos, triângulos e quadriláteros

EIXO TEMÁTICO: ESPAÇO E FORMA

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
§ Representar e nomear os elementos básicos da geometria em situações práticas vivenciadas pelo estudante no seu cotidiano
§ Descrever retas, segmentos de reta e seus posicionamentos no plano e no espaço
§ Observar, reconhecer, distinguir e classificar diferentes formas geométricas em ambientes diversificados, como: corpos redondos e poliedros; poliedros regulares e não-regulares; prismas, pirâmides e outros poliedros; círculos, polígonos e outras figuras; número de lados dos polígonos; medidas de ângulos e lados; paralelismo de lados; eixo de simetria de um polígono
§ Identificar poliedros regulares e suas planificações
§ Reconhecer diferentes vistas (lateral, frontal e superior) de figuras tridimensionais
§ Reconhecer polígonos e seus elementos como parte de figuras espaciais
§ Reconhecer e diferenciar circunferência e círculo
§ Identificar os elementos de uma circunferência: corda, raio, centro e diâmetro
§ Identificar, nomear, reconhecer e caracterizar polígonos regulares e seus elementos
§ Nomear quadriláteros a partir das suas propriedades
§ Analisar, interpretar, formular e resolver situações problemas, envolvendo os diferentes elementos da geometria plana e espacial


CONTÉUDOS
Sistemas de medida

EIXO TEMÁTICO: GRANDEZAS E MEDIDAS

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
§ Comparar grandezas da mesma natureza por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medidas conhecidas: fita métrica, régua, transferidor, braçada, passos, palmo etc.
§ Identificar os diversos sistemas de medida usados na atualidade como comprimento, massa, capacidade, área, volume, ângulo, tempo, temperatura, velocidade
§ Manusear adequadamente os diversos instrumentos de medida (padronizadas ou não) fazendo uso da terminologia própria, como régua, escalímetro, compasso, transferidor, esquadro, trena, relógios, cronômetros, balanças para fazer medições
§ Selecionar os instrumentos e as unidades de medida adequada à precisão que se requerem, em função de situações problemas
§ Reconhecer e estabelecer conversões entre unidades de medida usuais (comprimento, massa, capacidade, tempo) em resolução de situações problemas
§ Reconhecer as unidades de memória da informática, como bytes, quilobytes, megabytes e gigabytes em situações problemas
§ Compreender a noção de medida de superfície e de equivalência de figuras planas por meio de composição e decomposição de figuras
§ Formular, analisar e resolver situações do cotidiano que envolva perímetro, área e volume
§ Calcular área de figuras planas pela decomposição e/ou composição em figuras de áreas conhecidas, ou por meio de estimativas
§ Resolver situações problemas envolvendo o sistema monetário brasileiro
§ Identificar e reconhecer outros sistemas monetários como dólar, euro, peso etc.
§ Utilizar os recursos tecnológicos como instrumentos auxiliares na realização de algumas atividades, sem anular o esforço da atividade compreensiva


CONTÉUDOS
§ Tabelas, gráficos e fluxogramas

§ Médias aritméticas: simples e ponderada

§ Noção de proporcionalidade e de porcentagem


EIXO TEMÁTICO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
§ Ler, reconhecer, interpretar dados expressos em recursos visuais adequados (tabelas, gráficos de “barras e colunas” e fluxogramas)
§ Expressar oralmente as conclusões obtidas na análise de gráficos e tabelas
§ Produzir textos com base nas leituras, interpretações e analises de tabelas gráficos e fluxogramas
§ Coletar, organizar, analisar e comparar dados em tabelas e gráficos, utilizando a linguagem desses textos para obter conclusões claras e precisas
§ Reconhecer que uma mesma situação pode ser representada de várias formas
§ Utilizar os dados coletados para resolução de situações problemas do seu cotidiano
§ Compreender o processo de cálculo de médias aritméticas e a sua importância no dia-a-dia
§ Compreender o significado da média como um indicador da tendência de uma pesquisa
§ Reconhecer que a porcentagem é uma fração com denominador 100
§ Resolver, analisar e formular situações problemas envolvendo porcentagem e proporcionalidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário